Conheça oNosso Blog

Como melhorar o Sorriso Gnegival?

Um dos tratamentos mais procurados por quem quer transformar seu sorriso é a correção do sorriso gengival, ou seja, diminuir a exposição excessiva de gengiva ao sorrir, consequentemente aumentar o tamanho dos dentes, sem a necessidade de mexer nos dentes, esse procedimento pode ser chamado de Gengivoplastia, Recontorno Gengival Estético, Plástica Gengival, Aumento de Coroa Clínica, entre outros nomes. Muitas vezes essa grande margem gengival da uma característica infantil para o sorriso, por aparecer mais gengiva do que dentes ao sorrir. Também é muito comum em pacientes que finalizaram o tratamento ortodôntico e tiveram um crescimento inflamatório da margem gengival, deixando a gengiva com um aspecto volumoso e bem avermelhado. E em algumas situações os dentes podem ter sofrido uma alteração no processo de erupção, o que ocasionou em uma erupção ativa alterada, ou seja eles não saíram totalmente para fora da gengiva e estão parcialmente cobertas pelos tecidos de sustentação, gengiva e osso. Embora haja diversos motivos para formação do sorriso gengival, a forma de tratamento é bastante simples, rápida e segura, dependendo apenas de um correto diagnóstico e planejamento.

Como é realizada a correção do sorriso gengival?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico, onde o excesso de gengiva que recobre a parte coronária do dente, ou seja, a porção de esmalte, que deveria ficar exposta ao meio bucal, é removida e o contorno gengival correto é realizado. Esse procedimento visa recuperar o desenho da gengiva e aumentar a exposição dental ao sorrir.

Dói fazer a gengivoplastia?

            A plástica gengival é um procedimento cirúrgico simples, muitas vezes não precisamos nem dar pontos, em alguns casos onde temos um volume gengival e ósseo excessivos temos que fazer um procedimento chamado osteotomia, que é a remoção de osso que está além da posição que deveria estar. Mas ainda assim o procedimento cirúrgico é de baixíssimo risco, super controlado e de pós-operatório favorável, é raro um paciente sentir desconforto, ou dor após esse procedimento.       

Qualquer pessoa pode fazer a Gengivoplastia?

            O recontorno gengival é indicado para todas as pessoas, desde que tenha uma porção de esmalte encoberto pela gengiva, caso contrário iremos expor o tecido radicular e isso irá causar sensibilidade a estímulos térmicos, o que pode ser bastante desconfortável.

Quanto tempo dura o procedimento?

            Uma vez realizado da maneira correta, respeitando todos os conceitos biológicos e funcionais a gengiva irá estabilizar na posição desejada e não irá sofrer alterações ao longo dos anos, ou seja, a gengiva não deve crescer novamente.

Acompanhe alguns casos de antes e depois nas fotos a seguir.

Dr Henrique Pires
Dr Henrique Pires
Olá 👋

Vamos transformar o seu sorriso?
5:16
Quero muito isso!