A harmonia entre dentes, gengiva e lábio é o que traz equilíbrio para o sorriso e constitui um sorriso perfeito, mas isso não significa que os dentes devam ser iguais e do mesmo tamanho. O padrão de beleza do sorriso, pode ser confundido com dentes excessivamente brancos, quadrados, grandes e boca com lábios volumosos, mas isso
nem sempre sempre funciona. O belo deve ser personalizado para cada paciente, de acordo com sua idade, personalidade, características físicas e pessoais.
O sorriso bonito é aquele que preenche o contorno labial, de maneira delicada, apresenta pequenas porções de gengiva exposta, apresenta uma diferença harmônica no tamanho dos dentes anteriores e coloração compatível com um sorriso saudável e natural.
Tudo que é demais, foge da realidade e sai do padrão de beleza natural, se tornando algo artificial, muitos pacientes procuram algo artificial, mas depois acabam se arrependendo e voltando para o que é “parecido” com o natural, lógico que as pessoas que buscam um sorriso perfeito, não querem dentes com tamanhos diferentes, ou com forma irregular e desgastes, por isso é tão importante encontrar o equilíbrio entre dentes, gengiva e lábio, para personalizar e lapidar o melhor sorriso para cada paciente.